Prefeitura e ACIV premiam escolas que mais arrecadaram garrafas Pets em Valinhos

19/02/2014 - Aciv Notícias
Valinhos teve um final de ano diferente e com muita consciência ecológica. Parte da decoração de Natal da cidade foi realizada utilizando garrafas Pets que foram arrecadadas pelos alunos das escolas municipais em gincana organizada pela Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, com o apoio da ACIV – Associação Comercial e Industrial de Valinhos.

Na manhã de terça-feira (19/02), no Centro de Atendimento ao Professor (CAP) foi realizada a entrega dos prêmios dessa gincana que envolveu todas as escolas municipais. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Wilson Ventura; o presidente da ACIV, Emerson Ferrari; e a representante da secretaria de Educação, a diretora de departamento Ednalva Batista Vila Nova; além de diretores das escolas municipais e das CEMEIS. Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2013 foram arrecadadas 53.315 garrafas, sendo que foram computadas dentro do padrão estabelecido para a pontuação 51.644 garrafas pet de 2 litros. Participaram 13 escolas. Outras três não protocolaram o ofício e não puderam pontuar seus pontos. As pets arrecadadas foram usadas em bolas, estrelas e enfeites em geral para a decoração de Natal.

Para o presidente da ACIV, Emerson Ferrari, foi muito gratificante participar dessa parceria com a prefeitura de Valinhos, uma importante ação sócio-educativa, envolvendo a sociedade como um todo. "Os enfeites de Natal feitos com os Pets, agradaram as famílias de Valinhos e gerou retorno positivo tanto dos comerciantes como dos consumidores. A ACIV investiu e acreditou nesse projeto que beneficiou o comércio central de Valinhos", afirmou.

 Recoopera - As garrafas pets arrecadadas, e não utilizadas na decoração de Natal, foram destinadas à Cooperativa de Reciclagem - Recoopera, totalizando cerca de quatro toneladas de garrafas, o que proporcionou aumento na renda dos colaboradores da cooperativa. Segundo a presidente da Recoopera, Jane Azevedo, a arrecadação do final de ano ajudou a aumentar a renda da equipe da cooperativa.

Segundo o secretário de cultura, Wilson Ventura, "a reciclagem de PET colabora para preservação ambiental e alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável: benefícios sociais, econômicos e ambientais. Com esta ação iremos incentivar a população local, limpando o meio ambiente, principalmente no tocante às embalagens de garrafas PET", destacou.

Conheça as escolas municipais participantes que foram premiadas:

1º Lugar – CEMEI "Valdomiro Amaral", que arrecadou 45,3 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um projetor de imagens. "Foi muito importante participar desse projeto, pelo envolvimento ambiental e pelo trabalho que todos tiveram com os pais e funcionários com os alunos, através de um trabalho em equipe", frisou a coordenadora Cristiane Ribeiro Leite.

2º Lugar – CEMEI "Professor Osvaldo Muller", que arrecadou 29,4 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio uma televisão LCD 40 polegadas. "Conseguimos envolver as crianças da creche e seus familiares nessa ação social de reciclagem, como também os funcionários que participaram, comemorou a coordenadora Lilian Teixeira Camargo.

3º Lugar – EMEB "Emely Tofolo Machado", que arrecadou 24,6 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um micro computador. "Esse projeto foi um desafio a mais, não só para a escola, mas para a comunidade e isso fez com nós tivéssemos um maior contato com os pais das crianças da nossa escola, de forma positiva. Os nossos alunos se empenharam nessa arrecadação e faziam questão de trazer e de entregar em mãos", afirmou a diretora Terezinha Praxedes Rosa.

4º Lugar – EMEB "Estephania de Carvalho Vieira Braga",arrecadou 21,0 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um aparelho de som micro system. O atual diretor João Francisco fez questão de receber o prêmio com a diretora de 2013, Edna M. H. K. Mori, que participou da arrecadação de pets com seus alunos. A diretora Edna destacou: "Estou feliz com o resultado, em que tivemos a conscientização e participação não só dos alunos, mas como também dos pais, valorizando o lado da cidadania e a importância do projeto de cuidar do meio ambiente desde pequeno".

5º Lugar – EMEB "Prof. Mário Pires", que arrecadou 20,3 garrafas pets de 2 litros por aluno e recebeu como prêmio um aparelho Blu Ray/ DVD player. "Esse projeto veio para acrescentar ao nosso projeto de meio ambiente que já desenvolvemos na escola, que conseguimos envolver também os pais no projeto", afirmou a diretora Claudia Aparecida Catalani.