VALINHOS DEFINE OPERAÇÃO PARA GARANTIR SEGURANÇA NAS COMPRAS DE NATAL

12/02/2013 - Aciv Notícias
As forças de segurança de Valinhos, representadas pela GCM e polícias Militar e Civil, estão integradas para garantir tranquilidade aos consumidores durante as compras de Natal, por meio da Operação “Natal Seguro”. Uma reunião para fechar os detalhes do esquema policial foi realizada na segunda-feira (2/12) no gabinete do prefeito Clayton Machado, com a presença de representantes de todos os segmentos, inclusive do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos).

Clayton fez questão de se reunir com todos os setores para pedir às autoridades policiais que se atentem também ao consumo de bebida alcoólica por parte dos jovens. “Vamos garantir às famílias valinhenses o máximo de segurança durante as compras de Natal, além de oferecer proteção aos jovens e adolescentes para que não tenham acesso à bebida alcoólica durante este período em que o comércio central manterá abertas as portas até mais tarde”, disse.

A preocupação do prefeito é pertinente na avaliação do capitão da Polícia Militar, Luodenir Gonzaga Bueno, que na reunião estava acompanhado do sub-comandante da PM de Valinhos, o tenente Fábio Azevedo.

“Não é comum registrarmos durante a operação de segurança no Natal roubos e furtos. O que realmente nos preocupa é a grande quantidade de jovens na região do Largo São Sebastião e na Rua Antonio Carlos, na área central, que se concentram para consumir bebida alcoólica, muitas vezes patrocinados por adultos, uma vez que a venda é proibida para menores. Vamos atuar juntamente com a GCM para coibir a venda destes produtos e contar com o apoio do Conselho Tutelar, Ministério Público e da Polícia Civil, para agir nestes casos”, destacou o capitão. Segundo ainda o capitão Luodenir, haverá um esquema ostensivo da Polícia Militar, com o apoio da Força Tática de Campinas e de seu canil, em dias de maior movimentação na região central. “Isto permitirá aumentar o efetivo em ação, de forma planejada. Também não vamos descuidar das regiões periféricas e, em parceria com a ACIV, divulgar pelo sistema de som da área central dicas de segurança aos consumidores para que se protejam de furtos ou roubos de carteiras e veículos, por exemplo”.
Além dos representantes da PM, estavam na reunião os delegados Dr. Eduardo José Barsotti  (titular da Delegacia Central); Dr. Álvaro Noventa Junior  (DP Central); Dr. Julio César Brugnoli  (1º DP – Vila Santana); e a Dra. Jocely  Pereira Galli (Delegacia da Mulher). Juntos, eles se comprometeram em dar total apoio à Operação “Natal Seguro”. Pelo Conseg, esteve a secretária da entidade, Michue Sueli Oya, representando o presidente José Luiz Violante.

Integração – O presidente da ACIV, Emerson Ferrari, elogiou a preocupação do prefeito Clayton em reunir as forças policiais da cidade para tratar da Operação “Natal Seguro”.  “Este é o período do ano com maior número de consumidores na região central. Queremos que as autoridades policiais juntas, ofereçam segurança àqueles que prestigiam o nosso comércio, valorizando as lojas da cidade. Esta integração é necessária para um maior alinhamento da operação”, acrescentou. Ferrari explica que a operação contribui também para garantir segurança nas proximidades da Prefeitura, onde todos os anos é promovida a tradicional chegada do “Papai Noel”, que recepciona mais de três mil pessoas. Em frente da Prefeitura também está instalada a casinha do Papai Noel, que recebe a visita das crianças. No mesmo local ocorrem atrações culturais durante o período em que o comércio funcionará até 22 horas, desde a quinta-feira (5) até o dia 23 de dezembro.

O secretário Dr. Ederson também destaca que a GCM estará, conforme planejamento, atuando no patrulhamento com viaturas, motocicletas e cães do Canil da Guarda.