Prefeitura de Valinhos busca parceria com a ACIV para mais desenvolvimento econômico

19/04/2013 - Fonte:Departamento de Imprensa – Prefeitura de Valinhos

O presidente da ACIV, Emerson Ferrari, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, André Barduchi, e diretor de Divisão de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin.

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está buscando junto à ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos) ações em parceria para o fomento da economia local visando a geração da oferta de empregos e o incremento na arrecadação. As novas estratégias em discussão foram tratadas durante encontro entre o presidente da entidade, Emerson Ferrari, o secretário da pasta, André Barduchi, e o diretor de Divisão de Desenvolvimento Econômico, Jorge Roberto Torrezin.

“Nos colocamos à disposição da ACIV para conhecer os problemas e as sugestões da entidade para o crescimento do comércio e indústria. Com esta aproximação, queremos ampliar o diálogo e propor meios para o aprimoramento do setor e alavancar novos investimentos. Isto também faz parte de um projeto da administração do prefeito Clayton Machado para a desburocratização dos serviços, visando a abertura de novas empresas, e políticas públicas voltadas à manutenção das unidades na cidade, além de garantir o desenvolvimento da área de logística e criação de novos pólos”, disse o secretário ao presidente da Associação.

“Este encontro nos deu a oportunidade de expressar nossas necessidades e de perceber que a atual administração tem vontade política em resolver os problemas. E é o que queremos: que as iniciativas sejam priorizadas no programa de governo para a atração de novas empresas e aumento do fluxo de consumidores em nosso comércio, pois hoje o maior problema é a evasão dos mesmos que vão para Campinas ou outras cidades da região”, destacou Ferrari.

Entre as reivindicações apresentadas pelo presidente da ACIV estão melhorias no bolsão de estacionamento na área da Estação Ferroviária, que também abriga o Museu “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”. Neste caso, o secretário Barduchi explicou que já estão sendo realizados estudos para a viabilização de pavimento, iluminação e paisagismo no local.

Pólo Tecnológico

“Assim como a ACIV, somos favoráveis à criação de um Pólo Tecnológico no município. Por isso, queremos formar uma parceria com a entidade para oferecer melhores condições para a vinda de empresas do gênero também visando o aumento na arrecadação do município e criação de empregos”, argumentou Barduchi.

“Valinhos é propícia para ter um Pólo Tecnológico, pois está próxima de grandes centros de tecnologia e de ensino universitário, e de rodovias. As empresas deste pólo, quando criado de fato, poderão contribuir em muito para melhorar a arrecadação da cidade, pois como prestadoras de serviços e tecnologias, recolherão impostos no próprio município e gerarão muitos empregos diretos e indiretos, até mais que as indústrias, com melhores salários. Outra vantagem é que, para se instalar, estas empresas não precisam de muitos investimentos, apenas de boa infraestrutura municipal e de comunicação”, argumentou o presidente da ACIV.

Transporte e Trânsito
Outras melhorias solicitadas pela ACIV está a implantação do bilhete único no transporte coletivo que possibilitaria aos usuários saírem do Terminal Rodoviária, por determinado período, com destino à região central para compras, sem ter que pagar uma nova passagem para se deslocarem a outra região. “Também solicitamos à Prefeitura a implantação de parquímetros na região central, em substituição ao sistema de Área Azul. Esta ação, modernizaria a forma de fiscalização, além de garantir maior rotatividade das vagas”, completou Ferrari. Estas duas situações, inclusive, já são objetos de análise por parte da Secretaria de Transportes e Trânsito.