Feira do Empreendedor termina em grande estilo

28/10/2012 - Fonte : Sebrae SP
Aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelo Expo Center Norte nos quatro dias do evento.  Mais de 10 mil atendimentos foram realizados levando aos empreendedores todas as informações de que precisam para administrar bem seus negócios

A Feira do Empreendedor terminou neste domingo com a marca do sucesso. Cerca de 50 mil pessoas estiveram no evento e conferiram diversas oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas durante os quatro dias do evento. Foram palestras, rodadas de negócios, consultorias, além de informações sobre formalização e administração de empresas e soluções para empreendimentos virtuais.

Os mais de 10 mil atendimentos individuais e coletivos mostram registrados a Praça de Atendimento são um exemplo do saldo positivo. Desse total, 3,8 mil assistiram às palestras, 5,1 tiveram suas dúvidas sanadas no estande e houve 1,4 mil consultorias. Reforça os números o estande Empreendedor Individual onde mais de dois mil atendimentos foram feitos.

Mas o principal fica por conta da satisfação de expositores e visitantes. ´Fechamos mais de 100 negócios, bem acima das nossas expectativas´, disse Francisco Carlos Aguilar, dono da Sahara Tecnologia, que trouxe para a Feira equipamentos para produção de blocos de concreto e tijolos ecológicos. ´Minha esposa tem uma pequena empresa, um salão de beleza, estamos buscando informações para ampliar ou até mesmo buscar um novo modelo de negócios. Então viemos até a Feira para buscar soluções e tirar as dúvidas que temos em termos de mercado, mais técnicas. A iniciativa é muito boa, a gente tem uma carência muito grande de informação, tem muito que aprender. Foi o nome do Sebrae que nos trouxe a Feira, porque sabemos que ele pode nos ajudar a encontrar soluções´, afirmou o visitante Marcos Januário.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, comemorou a realização do evento. ´Minha maior alegria (com a Feira) é que estamos nos surpreendendo, e positivamente. As próprias pessoas que organizaram o evento estão felizes, satisfeitas e surpresas. Vemos que os visitantes estão felizes também e o clima é de tranquilidade. Quero parabenizar a todos os colegas, funcionários e diretores do Sebrae-SP que participaram do evento, e lembrar que o importante é que todas essas pessoas acreditam profundamente no que estão fazendo – acreditam na causa do empreendedorismo. Os números da feira certamente serão testemunho deste sucesso´, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, também ressaltou o sucesso do evento. ´Estou muito satisfeito com os números que são muito expressivos, mas principalmente com a qualidade da Feira, demonstrada na satisfação das pessoas que passaram pelo evento se capacitando.´

Bruno Caetano também mencionou o empenho de toda a equipe do Sebrae-SP que trabalhou na Feira. ´Quero ressaltar a aplicação dos funcionários do Sebrae-SP que colaboraram muito para a realização do evento.´

Entre os destaques da Feira ele citou a Loja Modelo, o estande voltado ao comércio eletrônico, os dos Jogos Empresariais, o Espaço Copa 2014 e o Espaço Agro.

Segundo ele, o maior desafio foi aprender a lidar com os diversos públicos já que há empreendedores em diferentes fases. ´Vieram pessoas que estão entrando nesse setor, os mais maduros, mas a Feira teve soluções para todos´, afirmou.

´A missão foi cumprida, agora é se preparar para 2014, quando faremos uma Feira ainda melhor´, concluiu.

Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, a avaliação é muito positiva. ´A Feira foi uma vitrine do temos no Sebrae-SP e o empreendedor pode encontrar isso em todos os nossos escritórios´, disse. ´Passamos de 50 mil pessoas, o que mo-stra que São Paulo tem uma necessidade em conhecer sobre empreendedorismo.´ Hussni lembrou que o evento foi rico em exemplos práticos como a Loja Modelo, a Padaria Conceito, que vão além do conhecimento teórico.

Negócios virtuais - A internet também teve espaço reservado na Feira. O movimento do Espaço Empreenda.com foi intenso durante o quarto dia. No local, destinado a atender quem quer obter informações sobre a conexão entre tecnologia e o mundo dos negócios, muitos empreendedores saíram com todas as ferramentas necessárias para implantarem em suas empresas recursos como website, e-commerce, mídias sociais, e-mail marketing e blog corporativo.

Durante a feira, mais de 200 micro e pequenos empresários foram inseridos no projeto Primeiro E-commerce, uma parceria entre o Sebrae e o Mercado Livre que permite a criação gratuita de uma loja virtual para micro e pequenos negócios. ´De acordo com o nosso balanço, 90% dos atendimentos concretizaram o acesso de micro e pequenas empresas (MPEs) no ambiente do comércio eletrônico´, ressaltou Aline Neves, consultora do projeto.

Nos atendimentos, as principais dúvidas dos interessados foram como divulgar e estimular as vendas após a abertura da loja virtual. O Conecte seu negócio´, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Yola e o Google que tem o objetivo de ajudar os empresários a construir um site gratuitamente, registrou aproximadamente 150 contratos de MPEs interessadas em participar do projeto.