Vírus da gripe e estações do ano

27/06/2014 - ACIV
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, em países de clima temperado (Hemisfério Norte), a gripe incide com maior frequência nos meses de inverno, mas em regiões tropicais, onde as estações do ano não são bem definidas, existe a possibilidade de circulação viral durante o ano todo.

Nos anos anteriores, quando houve falta da vacina contra influenza no mundo todo, brasileiros se mostraram preocupados em se vacinar, havendo um considerável aumento na procura da vacina.
Há casos de complicações decorrentes da gripe, inclusive nos meses de calor, comprovando que no Brasil não existe o critério sazonalidade para a sua transmissão. O vírus pandêmico, a H1N1 não tem preferência para meses frios e pode causar complicações em qualquer época, o mesmo acontecendo com o vírus A H3N2.
Com a Copa do Mundo, a mídia se voltou inteiramente para o evento, com pouco interesse em orientar os brasileiros sobre maior risco de transmissão de doenças , inclusive da gripe.  Além do mais, nós, brasileiros,  temos o costume de deixar tudo para a última hora, ou para quando a situação já está crítica (como ocorreu na época da pandemia de gripe), e ainda temos a concepção errônea de que gripe só incide quando faz frio.
Ainda há oscilação climática e complicações pelo vírus influenza podem ocorrer, portanto, sempre vale a pena vacinarmo-nos, independente dos meses do ano. A vacinação determina a proteção individual e diminui a circulação viral entre humanos (proteção coletiva).
Vacina contra gripe: Ainda é tempo de nos protegermos!

Utilize esta importante parceria da ACIV com a Clínica Imunity e invista no bem estar da sua família e de seus colaboradores!

Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira
Médica responsável Técnica
Clínica Imunity
Especializada em Vacinações
Centro de Orientação ao Viajante oficial da ANVISA