ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO EM SUAS TAREFAS DIÁRIAS
Graças as redes sociais como facebook e twitter, as dezenas de emails que recebemos diariamente, e demais ferramentas modernas da era digital que tiram o foco e a atenção das nossas atribuições, o nosso dia a dia se tornou muito mais improdutivo. As ferramentas mencionadas se transformaram em uma das mais utilizadas argumentações para postergar as tarefas diárias, o que leva a muito estresse, a continua sensação de estar lotado de trabalho, e certamente arremeterá a um estado de culpa e prejuízo para sua carreira e vida profissional. Em muitos casos o sentimento de sobrecarga impede o início das tarefas.

Além desta lamentação inicial, outro fator determinante para o baixo desempenho é o perfeccionismo, são estabelecidos padrões, metas e desafios tão elevados, que o profissional trava, sem conseguir  avançar e concluir as tarefas em aberto. Estudos mostram que um funcionário médio perde pelo menos 2 horas por dia em tarefas não correlacionadas ao seu trabalho, este tempo perdido custa caro para o empreendedor.

Não fique preocupado com o que os outros pensam de você, foque na evolução do seu trabalho, seja produtivo visualize o progresso não apenas a perfeição. Tempo é dinheiro.

Não permita que as pessoas observem em você um ótimo “técnico” hábil, porém sem a força e o ritmo necessário para o sucesso da empresa.  Deixe os maus hábitos de lado, tenha foco naquilo que realmente é importante e deixe atividades secundárias de lado. Seja humildade para aceitar  ajuda quando for necessária.
Mate este sentimento de culpa e estresse resultante da falta de eficácia de suas atribuições.

Algumas dicas que irão auxiliá-lo:

Faça sua programação diariamente, monte uma lista de tarefas a serem cumpridas e anote tudo. Ordene em grau de importância, e execute as tarefas nesta ordem dando baixa sempre que terminar.

Mude seus hábitos de navegação na internet, ou demais aplicativos que consomem o seu tempo, caso seja necessário recorra a ferramentas que restrinjam acesso ou limitem a sua disponibilidade para apenas alguns períodos do dia.

Tenha uma agenda ou caderno para anotar todas as informações cruciais do seu dia a dia, faça todas as suas anotações, centralize os dados necessários de determinadas tarefas e procure ir embora para casa, apenas quando as atividades propostas para aquela jornada diária tenham sido finalizadas.

Peça ajuda quando necessário. Para facilitar o andamento e visualizar o progresso das tarefas subdivida as mesmas, desta forma fica mais fácil visualizar o passo seguinte, e o progresso é muito mais evidente.

Identifique quais áreas tem mais dificuldade, e invista nelas (Comunicação, Conhecimento Técnico, Rede de contatos, etc... ). A culpa decorrente da falta de produtividade será eliminada assim que você perceber o quanto você pode ser produtivo e essencial para a empresa.

Caso os problemas persistam e, o descontrole tanto da sua vida profissional, quanto pessoal permanecerem, vale a pena procurar um profissional especializado nessa área, psicólogos que ofereçam acompanhamento em terapias comportamentais. O objetivo é você voltar a ter controle sobre o seu tempo e sobre sua vida.

Quando você atingir um objetivo, seja generoso consigo, se permita um presente ou algo simbólico como um passeio ou jantar que marque a conclusão de uma etapa realizada com eficácia.

15/03/2012