ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

SUCESSO DE VENDAS A PARTIR DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING EFICIENTE.

Estratégia de marketing adequada, e de acordo com a realidade financeira do empreendimento, com certeza ajudara a empresa a se tornar competitiva. O marketing aplicado na sua totalidade, como conjunto de ferramentas garante a permanência e o merecido destaque no mercado. 

Conhecendo seus consumidores.

O passo inicial é identificar os desejos e necessidades dos seus potenciais consumidores, através de uma pesquisa de mercado, essa pesquisa  deve ser executada freqüentemente, em períodos cada vez mais  curtos uma vez que o mercado, a cada dia que passa muda mais velozmente, portanto tomadas de decisões baseadas na realidade do mercados serão mais acertadas.   Podemos incorporar a essas decisões qual estratégia de comunicação e divulgação será adotada, quais produtos e serviços serão oferecidos e qual a política de preço utilizada, garantindo sempre que as necessidades do consumidor sejam atendidas.

A Pesquisa deve estar de acordo com seus objetivos, a busca de informações de entidades, associações, internet e demais instituições fornecerá uma gama importante de dados secundários, os dados primários até o momento desconhecidos serão descobertos no decorrer da pesquisa.  Importante definir qual será seu público alvo, uma visão clara do seu público, garantirá qual ferramenta de pesquisa (telefone, internet ou entrevista pessoal) deverá utilizar,  para conseguir as informações que precisa para uma boa pesquisa,  é prudente a contratação de um profissional ou empresa especializada, oferecendo desta forma um trabalho muito mais profissional.

Quais são os seus objetivos?

Os objetivos das diversas ações de marketing devem contribuir com os resultados que o empreendimento pretende  alcançar, através de um conjunto de metas definidos.  O marketing é uma das ferramentas de gestão utilizadas para alcançar os objetivos desejados. Os objetivos do marketing  são relacionados em estudo de mercado, planejamento e organização, gestão de produtos, propaganda e promoção de vendas, distribuição e gestão e força de vendas. A empresa deve estar atenta, definir seu ciclo de vida de modo a garantir estoques menos elevados, apuração mais adequada dos lucros e promoção de venda eficiente dos estoques remanescentes.

Distribuição de produtos

A distribuição adequada do produto, que deverá estar disponível ao consumidor no lugar certo, na hora certa e na quantidade ideal. A distribuição física do produto consiste na movimentação e manipulação dos produtos, desde a produção até o ponto-de-venda e/ou local de consumo, e tem por finalidade colocar os produtos ao alcance do maior número possível de consumidores reais e potenciais. A distribuição eficiente considera a forma do transporte  e a armazenagem mais indicada para um determinado produto. Quando se decide quais os tipos de canais de distribuição serão utilizados, devem-se levar em conta os hábitos dos consumidores finais do produto. Devemos levar em consideração  a relação entre fabricante e consumidor, épocas de compras, quantidade a ser comprada, concentração geográfica do mercado consumidor.

Atendimento e vendas

Para atrair os consumidores ao ponto-de-venda, é necessária uma divulgação adequada. Porém, é no ponto-de-venda que se trava a batalha final para que o consumidor, já predisposto a comprar, adquira o produto ou serviço divulgado.  É necessário, portanto, uma equipe de vendas devidamente preparada para prestar um atendimento qualificado ao consumidor. Os cuidados, para se estruturar uma equipe de vendas eficiente, começam no recrutamento, passando pela descrição do seu cargo, estabelecimento de metas e padrões de desempenho. É preciso também fazer, periodicamente, campanhas de incentivo para melhorar ainda mais o desempenho das vendas.

Investimento em Marketing

A empresa  deve promover uma consistente, e constante, comunicação e divulgação ao mercado.  Deve ser a prioridade básica em uma empresa que tem por objetivo tornar-se competitiva. A empresa deve encarar o marketing com o conceito de investimento e não como despesa e, além disso, deve promover ações de marketing de forma regular e constante. O retorno das ações de marketing podem ser de médio e longo prazos. A empresa deverá separar, mensalmente, um percentual fixo sobre o faturamento bruto para investir em ações mercadológicas. As ferramentas de marketing não devem ser entendidas apenas como propaganda. Outras ferramentas igualmente importantes devem ser consideradas, como promoção de vendas, assessoria de imprensa, merchandising, marketing direto, telemarketing e outras. Porém, a sua utilização adequada deverá levar em consideração a natureza do negócio e as características do público-alvo.  Não podemos, também, nos esquecer de sempre ter profissionais do ramo para assessorar a empresa, já que a função do empresário é justamente ser um empresário bem-sucedido. Este não deve assumir a função de elaborar materiais de divulgação, devendo delegar essa função para profissionais do ramo.

Fonte: Sebrae

15/05/2012