ASSUNTOS IMPORTANTES SEMPRE COM FOCO EMPRESARIAL

DETALHANDO E BUSCANDO MOTIVAÇÃO
Há momentos na vida, na família ou no trabalho que chegamos ao ponto de querer desistir, de sumir, ou como dizem “chutar o pau da barraca”. Em meio ao desespero, aflição e desencorajamentos, devemos encontrar a tão necessária motivação. Palavra responsável por gerar riquezas, conquistas e mudar os rumos da história de toda a humanidade. 

Motivação (motivo para ação), conjunto de fatores conscientes ou inconscientes de ordem  fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta ou o procedimento moral de um indivíduo. Motivos são definidos como necessidades, desejos ou impulsos, oriundos do indivíduo, que dirigem ou mantêm o comportamento voltado para o objetivo.  A Motivação é um assunto complexo e do meu interesse, que estarei abordando nesta coluna durante algumas edições. Acredito que um relato muito conhecido seja o ponto de partida ideal para começarmos a falar sobre motivação. Sou fã destes relatos que dão o “UP” necessário para continuarmos nossa jornada, o que segue abaixo é muito conhecido e segundo pesquisas que fiz está em um incontável número de portais, blogs e sites empresariais. Em alguns casos existe uma variação na narração dos acontecimentos, porém  não deixar de ser uma bela história, confira.

Um exemplo de Otimismo foi demonstrado por Thomas Edison, o gênio inventor e um inveterado Otimista, pela forma como reagiu a um aparente grande infortúnio. Numa noite de 1914, seu laboratório, que valia mais de US$ 2 milhões na época e não estava no seguro, começou a se incendiar, com todos os preciosos registros de Edison em seu interior. No auge do incêndio, enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo, charles, filho de Edison, freneticamente procurava o Pai, que tinha o hábito de trabalhar até tarde da noite. Aliviado, ele encontrou Edison fora do laboratório, fitando serenamente a cena. O Semblante de seu pai refletia o brilho das chamas e seus cabelos grisalhos esvoaçavam ao sabor da leve brisa. Charles sentiu um aperto no coração vendo o pai, com 67 anos, testemunhar  todo um trabalho ser consumido pelas chamas. Após horas de silêncio. Edison disse a seu filho:
“Existe um grande valor num desastre como este. Todos os nossos erros são queimados. Graças a Deus e podemos começar tudo de novo”.
E Edison, de fato, começou de novo. Até o incêndio ele tinha passado três anos tentando inventar o toca discos. Três semanas após o desastre ele conseguiu.

Me recordo de ter ouvido esta história em fita K7 emprestada por um amigo ainda na adolescência e ela me marcou definitivamente, busquei confirmação se o relato é verídico, e confesso nunca ter tido a confirmação. O que não importa pois o Indivíduo Thomas Edison era independente das histórias contadas sobre ele um Ser Motivado. Acompanhando um breve histórico da sua biografia pode-se confirmar que mesmo as limitações, intempéries, problemas e obstáculos não diminuíram as conquistas e contribuições alcançadas por ele.  Thomas Alva Edison nasceu em Ohio (EUA) em 11/02/1847, inventor e empresário desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park, como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Em sua vida, registou mais de 1000 patentes, sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, suas invenções ajudaram a criar outro muito diferente: este em que vivemos hoje. Acima de tudo, foi ele quem ajudou a trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Eletricidade. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. O espaço disponível nesta coluna limita uma abordagem mais profunda sobre Thomas Edison, porém convido você que lê este artigo neste momento a se sentir motivado em buscar maiores detalhes sobre esse grande homem, sugiro inicialmente a Wikipedia fonte onde busquei grande parte das informações e me sentiria privilegiado caso queira compartilhar qualquer nova descoberta ou informação através do meu email apresentado abaixo. Em breve continuaremos nossa abordagem sobre motivação.

22/07/2011